01/08/2017

Moscow Mule veio para ficar

Destemperados

Bruna Abeijon, mixologista do bar Vasco da Gama 1020, nos contou algumas curiosidades sobre o Moscow Mule. O drink foi tendência no verão brasileiro, mas agradou tanto que segue como um dos queridinhos pelos que não dispensam a bebida.

1. Existem algumas versões para a origem do drink Moscow Mule, que foi criado por volta de 1941. Acredita-se que surgiu a partir da associação de três empresários e de seus interesses: popularizar a vodka nos Estados Unidos, além de vender um grande estoque de ginger beer e canecas de cobre. Há quem diga que o nome faz referência ao efeito que o destilado de alto teor alcoólico provoca. Hoje, o drink está em alta em diferentes bares e restaurantes.

2. Sobre a caneca de cobre utilizada para servir o drink, reza a lenda que uma russa imigrou para os Estados Unidos com duas mil canecas de cobre e a missão era vendê-las. Essa imigrante teria encontrado o dono da marca de vodka e o criador de uma marca de ginger beer. Dessa associação, comentada no primeiro item, que vem o uso da caneca para o Moscow Mule.

3. A receita original leva apenas vodka, ginger beer (um refrigerante de gengibre não alcoolico) e limão. Como não existe distribuição de ginger beer no Brasil, em 2011, o mixologista Marcelo Serrano criou uma versão brasileira, que leva espuma de gengibre, vodka, limão, xarope simples e angostura. Com o tempo, o Moscow Mule se popularizou pelo Brasil, na sua versão adaptada.

4. É um drink equilibrado e com um perfil de sabor que agrada bastante aos brasileiros, é cítrico e doce na medida. Seu consumo está bem estabelecido, vários clientes já conhecem e pedem nos bares. Não é uma tendência, e sim uma moda que já se consolidou.

RECEITA

ORIGINAL

60 ml de vodka
20 ml de suco de limão
90 ml de refrigerante de gengibre

1. Em uma caneca de cobre ou um copo longo coloque gelo e adicione todos os ingredientes.
2. Mexa e decore com uma rodela de limão.

POR MARCELO SERRANO

50 ml de vodka
20 ml de suco de limão
20 ml de xarope de açúcar
5 gotas de Angostura bitter

Para a espuma de gengibre (rende de 30 a 40 drinks)
100 ml de suco de limão
100 ml de xarope de açúcar
100 ml de suco de gengibre fresco
100 ml de clara de ovo

1. Comece preparando a espuma de gengibre: em um sifão para chantilly, misture todos os ingredientes, feche e reserve na geladeira até a hora do uso.
2. Antes de servir o drink, carregue o sifão com uma cápsula de gás. Agite bem e deixe descansar por meia hora.
3. Utilize a espuma para finalizar a bebida.
4. Então, em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes, menos a espuma de gengibre, e bata bem.
5. Coe para uma caneca de cobre com gelo e finalize com uma espuma de gengibre.