25/08/2017

Negroni: um clássico drink italiano

Destemperados

Você conhece o Negroni? A mixologista do bar Vasco 1020, em Porto Alegre, Bruna Abeijon, nos contou curiosidades sobre o drink. A bebida, que surgiu a partir de um pedido de um conde italiano, mistura vermute, gim e Campari, e está presente em vários cardápios da Capital. 

Foto: Omar Freitas

CURIOSIDADES

1. É comum haver diferentes versões para a origem dos coquetéis, e o Negroni é um bom exemplo disso. Uma delas diz que ele surgiu na Itália, a partir de uma modificação do drink Americano, feito com Campari, vermute tinto e Club Soda. Certa vez, o Conde Camillo Negroni teria pedido um Americano mais forte, e o bartender substituiu Club Soda por gim. Outras pessoas teriam começado a beber o drink, que passou a ser chamado de Negroni.

2. É conhecida a frase do cineasta Orson Welles, em 1947, em que ele fala sobre os ingredientes do Negroni: “o bitter (Campari) é excelente para o fígado, o gim é ruim para a saúde. Um compensa o outro”.

3. É muito importante manter o vermute na geladeira depois de aberto, pois é uma bebida à base de vinho e oxida com o tempo. Mesmo refrigerado, não é recomendado guardá-lo por mais de seis meses.

4. O Negroni pode ser envelhecido, basta colocá-lo em um barril por um período de duas semanas a dois meses. A bebida se torna mais licorosa, menos amarga, e outros sabores de especiarias ganham destaque.

RECEITA

O Negroni é composto de três partes iguais de Campari, vermute tinto e gim. Seu preparo não tem mistério: o que vai definir sua qualidade é a escolha do vermute e do gim.

Ingredientes

30 ml de gim
30 ml de vermute tinto
30 ml de Campari
Casca ou rodela de laranja

Modo de preparo

1. Em um copo baixo, adicione algumas pedras de gelo (gelo maciço é melhor neste caso).

2. Acrescente as bebidas e mexa até obter um pouco de diluição.

3. Decore com casca ou rodela de laranja.

4. Outra opção de preparo é fazer o Negroni mexido em um mixing glass com gelo convencional, depois coá-lo para um copo com uma pedra grande de gelo (quadrada ou redonda) e adicionar a laranja.