04/08/2017

O sucesso da Kombucha

Juliana Palma RS

Parece refrigerante, mas não é. Naturalmente gaseificada em função de seu processo de fermentação a partir do chá, a Kombucha é uma bebida milenar surgida na China. Somente há cerca de 10 anos, porém, popularizou-se nos Estados Unidos – seguindo para Austrália e países da Europa – e há menos de dois anos que vem arrecadando fãs no Estado e no restante do país.

Elaborado a partir de uma mistura de chá (pode ser branco, verde ou preto), açúcar e água, a bebida funcional recebe ainda a adição de uma cultura de bactérias e leveduras chamada Scoby.

– Durante o processo de fermentação, essa cultura, que mais parece uma panqueca esponjosa, se alimenta do açúcar, produzindo uma bebida com nutrientes que fazem bem à saúde como vitaminas do complexo B e C e minerais – explica Raquel Abegg, uma das fundadoras da Tao Kombucha, marca de Porto Alegre e uma das pioneiras a elaborar a bebida por aqui em 2015.

A Kombucha é um probiótico, termo utilizado para caracterizar produtos alimentares que levam organismos vivos em sua composição. A receita faz bem à saúde, aumentando a imunidade e regulando a flora intestinal, além de nivelar o nível de açúcar no sangue.

Mas não é só em função de seus benefícios que a Kombucha tem arrecadado fãs Brasil afora. Hoje a bebida é consumida como qualquer outra, para tomar em diferentes momentos do dia e para refrescar-se, afinal a melhor forma de beber a Kombucha é gelada.

– É um mercado que está crescendo bastante e tende a aumentar ainda mais – afirma Raquel. – Apesar de estarmos no mercado há dois anos, atendendo diversas cidades do Brasil, apenas há oito meses notamos uma procura maior, principalmente de pessoas curiosas para experimentar a novidade.

Como tem um toque avinagrado e azedo, é comum que a bebida seja saborizada, principalmente com ingredientes como morango, abacaxi, uva, framboesa, hibisco e gengibre.

Confira abaixo as principais marcas de Kombucha do Rio Grande do Sul

TAO KOMBUCHA
À frente do negócio estão as irmãs Raquel e Tecky Abegg, que desde 2015 produzem Kombucha em Porto Alegre. São ao todo sete sabores, e os mais pedidos são o de morango com hibisco e o de abacaxi com hortelã e gengibre.
Onde encontrar: taokombucha.com

BÁ KOMBUCHA
Comandada pelo engenheiro Clayton Carvalho, que produz a bebida orgânica em Morungava, Rio Grande do Sul, no Sitio Roots Alimentos Naturais. Conta com sabores como uva, citrus, maçã e goiaba.
Onde encontrar: bakombucha.com

SAÚDE LÁ EM CASA
A marca conhecida por elaborar produtos funcionais e saudáveis sob encomenda incluiu a Kombucha no cardápio, mas em seu formato clássico, sem sabor.
Onde encontrar: saudelaemcasa.com.br

RS Juliana Palma