27/10/2017

11 lugares para comer frutos do mar em Porto AlegreRS

Destemperados

NAVAL
Aberto desde 1907, o restaurante é praticamente um ponto turístico do centro da cidade. Cheio de poesia, o lugar já inspirava um Lupicínio Rodrigues ainda anônimo. O carrochefe da casa, que tem cardápio inspirado em Portugal, é o bacalhau. É servido de várias maneiras, mas o mais famoso é o Bacalhau da Casa, assado com batatas, azeitonas, aspargos, pimentões e tomatescereja. Acompanhe tudo isso com um chope gelado. Ah, no inverno eles servem o clássico mocotó, é imperdível.
Av. Borges de Medeiros, 85, no Mercado Público
Fone: (51) 3224-4229

Foto: Juliana Palma

GAMBRINUS
Ativo desde 1889 e querido por todos os porto-alegrenses, o Gambrinus serve um dos bolinhos de bacalhau mais famosos da Capital. Mas não fique só nele: peça, às sextas e aos sábados, a tainha recheada com camarão. E lembre-se: vá com tempo, curta o ambiente, a decoração que lembra os antigos tempos, a simpatia dos garçons, as dicas de quem trabalha lá há anos e, claro, a gastronomia de primeiríssima.
Av. Borges de Medeiros, 85, no Mercado Público
Fone: (51) 3226-6914

Foto: Juliana Palma

BACALHAU DO PORTO
O bom e tradicional Bacalhau do Porto é conhecido por sua qualidade e ótimo atendimento, desde 1998. O ambiente decorado com quadros e utensílios antigos conta um pouco da história de Portugal e da família que de lá veio para Porto Alegre em 1958. Espere encontrar o melhor da culinária portuguesa: comece pelos bolinhos de bacalhau e não deixe de provar o À Gomes de Sá, o prato perfeito para compartilhar.
Rua Cel. Bordini, 155, no bairro Auxiliadora
Fone: (51) 3341-7141

Veja a experiência completa aqui

Foto: Cristina Gastaud

CANDIDO’S
O Candido’s tem um cardápio que atende a todos os gostos, mas a especialidade da casa são mesmo os frutos do mar. Comece pela casquinha de siri e uma porção de bolinhos de bacalhau, você não vai se arrepender. Não saia de lá sem experimentar os camarões à new burguer, com molho de mostarda e champignon, e o linguado a goulash, servido com molho branco e páprica.
Av. Pará, 1.281, no bairro São Geraldo
Fone: (51) 3343-5079

Veja a experiência completa aqui

Foto: Thais Dalcin

HASHI
Inspirado na culinária asiática, mas valorizando as raízes gaúchas com seus pratos preparados na brasa, o cardápio tem estilo contemporâneo. No menu, sushis e sashimis, além de pratos com frutos do mar, peixes, carnes e aves. Também há a opção do Experiência do Cardápio, com 6 pratos conforme os gostos do cliente, e do Menu Degustação, 8 pratos com criações exclusivas do chef Carlos Kristensen com ingredientes de pequenos produtores do projeto Internacionalmente Local, encabeçado por ele.
Rua Des. Augusto Loureiro Lima, 151, no bairro Petrópolis
Fone: (51) 3328-0005

Veja experiência completa aqui

Foto: Carlos Macedo

MARCO’S
Localizado no segundo piso do Shopping Bourbon Country, o requintado restaurante oferece grande diversidade de pratos com frutos do mar. A sequência de camarões, que serve no mínimo duas pessoas, é um dos sucessos da casa. Se você for realmente fã, vale a pena. Outra dica é o camarão crocante, prato composto por camarões enrolados em fios de batata crocante, acompanhados de risoto de cogumelos serranos, rúcula e damascos. Uma baita pedida.
No Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 300 - 2° andar)
Fone: (51) 3028-7474

MUJU
O Muju é um restaurante peruano autêntico em Porto Alegre. O ceviche clássico (peixe branco, leite de tigre, milho, milho peruano e cebola roxa) é o nosso favorito. Também recomendamos o de salmão e o de polvo. Para acompanhar, vá, é claro, de Pisco, a bebida tradicional do país inca.
Rua Coronel Bordini, 684, no bairro Auxiliadora
Fone: (51) 3328-0348i
Veja a experiência completa aqui

Foto: Rafaela Enes

COCO BAMBU
Localizado na parte nova do Shopping Iguatemi, abre tanto para almoço quanto para o jantar. A rede cearense de restaurantes é focada em culinária nordestina e brasileira. Para o prato principal, sugerimos a Tilápia Coco Brasil, filezinhos de tilápia com crosta de pão de alho (sim!), pesto de cebola caramelada, acompanhada de purê de mandioquinha e arroz branco. Como sobremesa, nossa dica é a cocada ao forno com sorvete de creme, que serve duas pessoas e vem quentinha à mesa.
No Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1.800)
Fone: (51) 3016-7671
Veja a experiência completa aqui

Foto: Rafaela Frare

IAIÁ BISTRÔ
Com ambiente aconchegante e colorido, é um recanto da culinária brasileira na Zona Sul de Porto Alegre. Pratos de diversas regiões brasileiras são encontrados no Iaiá. No cardápio, desde acarajé até bobós e moquecas. Uma boa pedida é a moqueca de peixe e camarões. É espetacular. O prato vem acompanhado de arroz branco, quiabo refogado e uma farofinha de banana.
Rua Chavantes, 636, na Vila Assunção
Fone: (51) 3222-0098
Veja a experiência completa aqui

PAMPULHINHA
Tradicional e incrível. Assim é o Pampulhinha, em Porto Alegre. Ele serve especialmente frutos do amor desde 1971 e é comandado pelo chef e proprietário, o que dá um toque requintado e familiar. É uma ótima opção para um almoço em família aos domingos. A nossa dica é o polvo cozido à portuguesa, com cebola, brócolis, batatas, pimentões e azeitonas. Macio, com textura ótima.
Avenida Benjamin Constant, 1791 – Bairro São Geraldo
Telefone: (51) 3342-5475Foto: Diego Fabris


XAVIER
É inspirado na gastronomia mediterrânea espanhola e comandado pelo chef catalão Xavier Gamez. O restaurante reúne os melhores pratos em estilo contemporâneo, com um menu diversificado de frutos do mar. Indicamos o lombo de bacalhau feito a baixa temperatura e gratinado com aioli de goiabada, purê de grão de bico e couve na manteiga crocante e a Paella Marinera con Gambas - um miniarroz cateto com camarão rosa na chapa, ervilha verde e pimentão tostado.
Rua Auxiliadora, 260, no bairro Auxiliadora
Fone: (51) 3095-0551
Veja a experiência completa aqui