07/11/2017

11 restaurantes clássicos de Caxias do SulRS

Isadora Andrade

Terra do galeto, da polenta, do bauru e do xis, Caxias do Sul tem alguns restaurantes e lanchonetes que são praticamente patrimônios da cidade. Nesta lista, selecionamos 11 lugares que moram no coração de todo caxiense e que fazem de Caxias a cidade mais "cosmopolenta" da Serra Gaúcha. 

ANDREA
O Andrea é um dos restaurantes mais queridos da cidade. Também conhecido como "restaurante do Nivaldo", é famoso pelos ótimos filés e também por servir pratos do dia como codorna e tripada. A polenta mole com queijo e molho e o tortéi da casa são verdadeiros clássicos de Caxias. O recado no cardápio ajuda a lembrar: aos sábados à noite, domingos e feriados, o Andrea não abre; é pausa para que os proprietários possam frequentar o restaurante "dos outros". Esse é o clima!
Rua Marcos Moreschi, 85, no bairro Pio X
Fone: (54)  3221-1897

GALETERIA ALVORADA
Quando bate aquela vontade de comer um bom galeto, não tem jeito: é para a Alvorada que a tradicional família caxiense corre. É a opção perfeita para jantar ou almoçar em dia de semana, mas, principalmente, para aquele almocinho preguiçoso de domingo - dia em que é difícil encontrar lugares abertos na cidade. Em poucos minutos sentado à mesa, já começam a ser servidas sopa de agnoline, radicci com bacon, maionese, spaghetti com molho da casa e, claro, galeto. Não ouse resistir à polentinha frita recheada com queijo e à maionese de frango!
Rua Os 18 do Forte, 200, no bairro Nossa Sra. de Lourdes
Fone: (54) 3222-4637

RECH
Com um ambiente simples e familiar, o Rech é uma excelente alternativa para comer peixes e frutos do mar de qualidade em Caxias. O restaurante não possui cardápio e tem como essência servir comida feita na hora e com ingredientes selecionados, à escolha do freguês e com as ótimas sugestões do chef. O involtive de salmão, a caldeirada de frutos do mar e tortinha de bacalhau são pedidas certeiras. Reserve um espacinho para as sobremesas como o tiramissu e o bolo de chocolate, são divinas! Ah, leve dinheiro. O Rech não aceita cartões.
Rua General Sampaio, 168, no bairro Rio Branco
Fone: (54) 3226-1599

CHURRASCARIA IMPERADOR
O Imperador é o endereço do churrasco em Caxias, em funcionamento desde 1970. Servidas no esquema de rodízio, as carnes são acompanhadas de polenta frita, salada mista, radicci e maionese. E estando na Serra Gaúcha, claro que não pode faltar uma boa sopa de agnoline na mesa, não é mesmo? Para finalizar a refeição, você pode optar pelo clássico abacaxi com canela no espeto ou pelos doces do buffet de sobremesa. Ou pelos dois.
Av. Júlio de Castilhos, 3107, no bairro São Pelegrino
Fone: (54) 3225-1513

DANÚBIO
O restaurante Danúbio serve desde a metade da década de 1960 o tradicional bauru caxiense, além de filés pra lá de caprichados como o abraçadinho e o filé à moda, servido com ervilhas, aspargos, palmitos e champignons. O restaurante, tocado pelo proprietário Tranquilo Carniel, é um ponto de encontro de muitas gerações de caxienses e possui o título de melhor bauru da cidade. A dica é sentar no balcão do andar superior e ficar observando a maestria com que os baurus são preparados.
Av. Itália, 210, no bairro São Pelegrino
Fone: (54) 3538-1568

JAIME ROCHA
É a lanchonete que desde os anos 1990 serve o xis mais rock'n'roll de Caxias. Os lanches são bem grandões, ideais para aqueles dias em que a fome está grande. Localizada no centro da cidade, a hamburgueria Jaime Rocha tem toda uma temática voltada ao universo musical, com instrumentos e pôsteres de grandes estrelas do rock decorando o ambiente. O xis especial da casa é a pedida certeira. Não deixe de provar as cervejas artesanais!
Rua Marquês do Herval, 983, no Centro
Fone: (54) 3223-2182 

GELAIN
O Famiglia Gelain é um daqueles restaurantes para ir sem medo. Lá, não tem erro! Não existe menu; basta sentar-se e em pouco tempo a mesa começa a ser tomada por travessinhas da mais deliciosa comida típica italiana. Tem radicci com bacon, salada de batata, queijinho frito, polenta, spaghetti, bife à milanesa e bife na chapa. Tá bom ou quer mais? O destaque fica por conta do tortéi, daqueles de comer rezando. Para finalizar, não deixe de provar o famoso sagu com creme da casa.
Rua Rodrigues Alves, 2638, no bairro Nossa Sra. de Lourdes
Fone: (54) 3228-3977

MILANO
O Milano é uma das boas opções que Caxias oferece para comer um bom bauru ou filés, como o parmeggiana ou o clássico com aspargos e palmito. É o lugar perfeito para dar aquela "potchada", ou seja, molhar o pão no molhinho. Outra atração da casa é o tortéi. Há quem diga ser um dos melhores da cidade
Av. Júlio de Castilhos, 3135, no bairro Nossa Sra. de Lourdes
Fone: (54) 3225-3662

FIAMBRERIA OLIVEIRA
A Fiambreria Oliveira é uma armazém old school que existe há mais de 50 anos no bairro Pio X e tem os frios mais fininhos da cidade. Funciona no porão de uma casa e o atendimento é feito pelos proprietários. Os diversos tipos de queijos, salames, copas e presuntos são fatiados na hora e embalados em papel, como era feito nas antigas. É possível fazer um lanche lá mesmo, sentado em uma das duas mesinhas que o lugar possui, tomando um vinho ou um refrigerante em garrafa de vidro. Prove o famoso "quadradão", um sanduíche feito com pão de forma, queijo colonial e copa. Se der sorte de encontrar um pastel fresquinho, não deixe de provar.
Rua João Adami, 98, no bairro Pio X
Fone: (54) 3211-5966


HAMBURGUERIA JUVENTUS
A Hamburgueria Juventus é um dos lugares mais frequentados pelos adoradores do xis em Caxias desde o final dos anos 1980. Com diversos restaurantes pela cidade, a matriz é a mais característica de todas. Não deixe de provar o x-Dudu, com filé, queijos muçarela, parmesão e provolone, ovo, ervilha, milho, alface, tomate, batata-palha. Os cachorros-quente do Juventus também são boas opções para lanchar. O grande diferencial da casa é o buffet de molhos, onde é possível servir-se dos mais diferentes tipos de maionese para acompanhar os lanches. Não deixe de provar a maionese verde!
Rua Tronca, 2933, no bairro Rio Branco
Fone: (54) 3214-1262

GALETERIA ZANOTTO
O Zanotto é um restaurante que oferece um galetinho caprichado há muitos anos em Caxias.  Além do geleto ao primo canto com um tempero especial, a casa oferece ótimos acompanhamentos como sopa de agonline, radicci com bacon, maionese, massa com molho e tortéi. Os diferenciais ficam por conta da copa lombo e da polentinha frita recheada com queijo. 
Rua Visconde de Pelotas, 2255, no bairro Pio X
Fone: (54) 3223-4466  

E para você, quais outros lugares são clássicos de Caxias? Coloca as sugestões aqui nos comentários :)

RS Isadora Andrade