13/01/2016

Cortés: o charme da brasa de origem genuína RJ

Isadora Bello Fornari

Uma experiência sensorial, além de surpresas gustativas, é afetada completamente pelo ambiente. O Cortés traz a essência rural apresentada em pratos com porte moderno que engrandecem ainda mais a refeição nesta nova casa de carnes do Rio.

O Cortés foi aberto há algumas semanas na área gourmet do Shopping Leblon. Esse setor mais exclusivo do shopping garantiu às instalações do restaurante uma excelente amplitude igual a de um restaurante de rua só que oferece a comodidade de um shopping e a privilegiada vista para Lagoa.

O ambiente com materiais usados na decoração como madeira, cobre, couro e brasa são destacados pela discrição das paredes brancas e vidros que ressaltam os elementos trazendo a valorização rural na atmosfera do lugar.

O cardápio apresenta inspirações argentinas, uruguaias, norte americanas e detalhes marcantes brasileiros. Me vi em um delicioso labirinto já pelas opções de entradas. A dúvida se faz tamanha que pescoçar o prato de outras mesas pareceu uma ótima ideia. Começamos a jornada à essa fazenda elegante por uma burrata. A bolinha cremosa e azedinha veio acompanhada de torradinhas e salada.

Entre linguiças artesanais unicamente aromáticas que passavam nas mãos dos garçons, morcillas e empanadas, o ceviche de salmão foi uma grata aposta da chef Daniela França Pinto, também responsável pela unidade de SP. Sinceramente, foi um dos melhores ceviches da minha vida. Pedaços suculentos de salmão, milho assado, chip de batata temperados com louvor em um equilíbrio sublime.

O esquema ali é unir uma carne/peixe com acompanhamentos. Nós combinamos o marmorizado Wagyu mal passado

com polentas deliciosamente clichês: crocantes por fora e macias por dentro, com um molhinho de pimenta levemente adocicado.

Também pedimos a parrillada de legumes: abobrinha, palmito pupunha, pimentões, cebola, cogumelos e batata doce, enriquecidos com o defumado da brasa.

O Cortés propõe contrastes pertinentes - uma experiência intensa, mas sem escândalos desnecessários. A essência elegante se apresenta em todos os detalhes desde decorativos até os pratos. O evento ali é individual, acontece dentro da sua boca e é difícil querer que ele pare.

Um show completo como esse sai em média 200,00 por pessoa, mas você pode ficar só nos petiscos, média de R$30,00 cada ou carnes, com opções de R$52,00. Sugiro fortemente a visita acompanhada de muitas pessoas dispostas a dividir abocanhadas para que possa experimentar um festival de sabores e dividir o custo.

 

Cortés 
Rua Afrânio Melo Franco, 290 - 4º andar lj 410 e 411 - Shopping Leblon
Rio de Janeiro/RJ

Fone: (21) 3576-9707
Aceita cartões American, Diners, Mastercard e Visa. Débito: Maestro, Redeshop, Visaelectron
www.restaurantecortes.com.br

 

RJ Isadora Bello Fornari