Sempre fui encantada pelo trabalho do chef Carlos Kristensen, de Porto Alegre. Mas, somente depois de entrevistá-lo para uma matéria (publicada aqui), dei um jeito na vida e fui conhecer seu restaurante, o Hashi. Aproveitei que Kristensen estava lançando um novo menu servido de segunda a quinta para unir o útil ao agradável.
O Hashi funciona em Porto Alegre há pouco mais de 10 anos, mas sua história começou mesmo em Garopaba, Santa Catarina, como um restaurante japonês. Hoje, tem uma proposta contemporânea, que permite a Kristensen usar sua critividade, tanto em combinados japoneses, quanto em outros pratos, como as receitas feitas na brasa, uma das marcas do restaurante.
A casa é imponente e conta com três salões principais, sem falar no ambiente reservado a eventos. A luz baixa faz do restaurante o local ideal para jantares mais intimistas.
A decoração é clean e sóbria. Lá, o destaque deve ficar mesmo com os pratos.
Kristensen trabalha com diferentes tipos de menu, mas desta vez eu estava lá para conhecer uma novidade. O Menu da Safra é um cardápio sazonal que conta com ingredientes da safra (ou seja, mais fresquinhos e mais baratos) de pequenos produtores participantes do projeto Internacionalmente Local. O projeto tem como objetivo principal valorizar a cultura regional, o produtor local e a memória afetiva de quem se conecta com os ingredientes há muito tempo, no campo ou na cozinha. A ideia do menu, servido de segunda a quinta-feira, é justamente valorizar o ingrediente que está em seu melhor momento, então o cardápio estará em constante mudança.
Começamos então com uma toalhinha molhada, que vem quente à mesa, para limpar as mãos antes de darmos início aos trabalhos. Adorei a experiência!
E a entrada chega assim à mesa, em uma cumbuca charmosa, que guarda a surpresa de um prato lindo dentro dela.
Não disse que era lindo? Um caldinho de batata-doce defumada com pingos temperados. Muita pimenta ali no meio, coisa que amo. Aliada ao sabor defumado da batata, então, garantiu a combinação perfeita para uma noite de inverno. Muito amor!
Nesse dia, o prato principal era um ossobuco feito na panela e servido com purê de aipim com queijo serrano e farofa de pinhão. Estou para dizer que nunca tinha comido um purê de aipim tão deliciosamente sedoso. A carne estava desfiando e derretia na boca.
Na sobremesa, Kristensen apenas confirma por que é um dos principais chefs do Rio Grande do Sul. Depois de dois pratos incríveis, ele levou à mesa uma cheesecake de bergamota, com casca cristalizada e pó da folha. Uma sobremesa cítrica e com pouco açúcar, utilizando a fruta por inteiro (suco, casca e folha). É desse tipo de atitude que a gastronomia precisa, né? Isso sem falar nessa lindeza de apresentação, de encher os olhos!
Por ser feito com ingredientes da safra, o menu com três pratos saiu por 89 reais (o equivalente à média de preço de um prato principal no restaurante). Vale a dica para experimentar um menu feito por um dos principais chefs do Estado.
Hashi
Rua Des. Augusto Loureiro Lima, 151 - Bela Vista
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3328-0005
Aceita cartões Visa e Master
www.hashi.com.br
* Conteúdo produzido por Juliana Palma