14/03/2016

Sabor DOC: a origem dos sabores incríveis no RioRJ

Isadora Bello Fornari

Nao é raro ouvir relatos emocionados sobre a comida de quem já foi a restaurantes como Olympe, CT, Irajá e Puro. Independente das propostas variadas, os restaurantes mais celebrados do Rio tem em comum talentos inegáveis e qualidade na escolha dos ingredientes o que é quase sinônimo de Marcello Malta, do Sabor DOC, como principal fornecedor de carnes nobres e frutos do mar.Agora, além dos chefes-mito, nós humanos também podemos ter acesso a esses produtos. Em o que considerei um ato altruísta, o Sabor DOC está aberto ao público ali numa portinha na badalada Dias Ferreira e já está movimentando a calçada da rua. Do lado de fora, a recém-inaugurada casa conta com algumas mesas e cadeiras despretenciosas e informais.
A decoração desta pequena loja retangular é simples para destacar bem quem são os astros do lugar: os ingredientes. De um lado uma parede com as mesmas carnes de cortes raros usados pelos chefs ali na sua frente a partir das 10:00 da manhã para levar para casa e explorar com toda dignidade seu lado gourmet.
E de outro uma imponente prateleira de madeira com produtos como queijos, conservas e trufas nos direciona para uma mega-tábua de madeira, uma chapa e uma parede escrita com o cardápio enxuto mas certeiro.
Em uma manobra genial, Marcelo convidou o paulista apaixonado por carnes, curas e defumados, ex-sous-cheff do Lasai, Thiago Berton para elaborar as opções do menu diariamente após as 17:00, com os mais frescos ingredientes.
Começamos com um ceviche. Os peixes variam de acordo com o que está mais fresco no dia. Em minha visita eles foram preparados com olho-de-boi. Preparado com pedaços carnudos umedecidos com um leite de tigre único e com abacate para equilibrar a acidez e amanteigar do prato.
Entre as outras opções, hamburguer de wagyu, steak tartar e o magistral choripan. Uma bela e artesanal linguiça de porco feita pela casa, em pão quentinho cobertos com chimichurri próprio.
Além do cardápio, você pode ir lá dentro escolher sua carne (e/ou pedir ajuda para isso), pedir para pesar e confiar cegamente nas competentes mãos do Thiago. Entreguei a ele uma embalagem de Sete da paleta de Angus.
Ele prepara no ponto certo, fatia e ladeia o corte a uma farofinha e chimichurri.
Ele me devolveu emoção. Não estou brincando, não! Como não se comover com isso?
Thiago também se dedica à cura e defumação que, por enquanto só são vendidos sob encomenda. Foca nas tramas desse dry-age.
Como ninguém come sem molhar o bico, nos enredamos pelas cervejas artesanais vendidas na casa. Fontes seguras me garantiram que vinhos e cachaças especiais raras estarão por lá também para enriquecer ainda mais a degustação desses primorosos sabores. 
Dividi esse evento da alta-gastronomia com ar de botequim com dois amigos e pagamos R$ 75,00 cada. É a paixão anunciada se você também ama bons sabores e sabe quanto um insumo fresco e de procedência faz a diferença. Se não sabe, tem que ir no Sabor DOC comprovar isso.

 

Sabor DOC
Rua Dias Ferreira, 605 - Leblon
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 3088-8334

Funcionamento: terça à sábado

Aceita cartões de crédito Visa, Master, Dinners e Amex. Cartões de débito Visa e Master 

 

RJ Isadora Bello Fornari