28/01/2016

Santo Antônio, o meu preferido para comer filésRS

Rafaela Enes

Mais um almoço divertido com os amigos da firma. Dessa vez fomos no Santo Antônio. O Santo Antônio é um daqueles lugares queridinhos por mim, com lugarzinho especial no coração. Uma lenda em Porto Alegre. Há 80 anos um sucesso que passa de geração em geração.
O atendimento por lá é sempre cordial e o clima é bem familiar. Detalhe importante: tem espaço kids mamães e papais de plantão!
A decoração é simples e praticamente a mesma desde sempre. Assim como o cardápio. Mas isso não importa. Não aqui onde tudo é delicioso e a fama existe e persiste.
Essa é a parte mais nova do lugar. Mas eu nunca sentei por aqui. Acabo preferindo o já conhecido e velho salão principal.
Já instalados e com muita fome, nos atiramos no couvert. Pães, manteiga e patê. Ficamos mais no pãozinho com azeite.
Depois brindamos.
Os pratos do cardápio servem 2 pessoas. Estávamos em 4. Iniciamos, para alegria da minha nutri, com salada de legumes cozidos no vapor. Foi ideia minha, já que não to podendo comer nada cru.
Pedimos dois pratos. O filé Santo Antônio, que é recheado com presunto e queijo e vem acompanhado de arroz, batata palha, ervilhas e aspargos. Um clássico o cardápio. Trocamos a batata palha por purê de batatas. Esse é o meu favorito quando peço em casa.
Num outro ângulo dá para ver melhor o recheio.
Nossa outra escolha foi o filé 80 ANNI. Com Molho à base de vinho Cabernet Sauvignon com crosta de pimenta quebrada. Picante e super saboroso. Uma delícia.
Acompanha o filé 80 ANNI: arroz cremoso com lascas de amendoas. A cremosidade do arroz combinado com o molho do filé dá uma bela experiência.
O ponto do filé? Esse é o normal. Vermelhinho por dentro. A grávida aqui cortou um pedacinho e pediu para passar mais, bem mais. Mas saliento que o vermelhinho por dentro é o meu ponto favorito.

Antes de pedirmos a conta, algumas gordices invadiram a nossa mesa, como o merengue (suspiro) recheado. Confesso que nunca comi nenhum melhor do que o que a minha avó fazia. Na próxima ida este merengue não me escapa.
E também essa caixinha de doces. Mas resistimos às sobremesas. Ufa! Não foi fácil.
Esse almoço de firma especial custou R$ 56 por pessoa, com as bebidas e 10%. Daqueles almoços que nos fazem visitar a salinha da soneca do escritório depois. Vale muito a pena!

 

Restaurante Santo Antônio
Rua Dr. Timóteo, 465 - Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3222-3130
Aceita cartões Visa, Master e AMEX

 

RS Rafaela Enes